Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

terça-feira, 8 de setembro de 2009

Lula tem mantido "companhia estranha ultimamente", afirma o Financial Times

Lula abandonou ideologia para apoiar Dilma, diz jornal inglês


Financial Times afirma que presidente brasileiro adotou o
'realpolitik' ao dar suporte a José Sarney

Daniela Milanese

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva adotou a "realpolitik" diante das eleições do próximo ano, diz hoje o "Financial Times".

Conforme o jornal britânico, o apoio dado recentemente a José Sarney durante os escândalos no Senado mostra a determinação de Lula em obter apoio para a candidatura da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, em 2010.

Termo de origem alemã, "realpolitik" refere-se a políticas ou ações diplomáticas exercidas com base, principalmente, em considerações práticas, em detrimento de noções ideológicas.


Lula tem mantido "companhia estranha ultimamente", afirma o FT, lembrando que Sarney é um exemplo típico de político brasileiro de estilo antigo, ao qual o presidente anteriormente se opunha.

O FT avalia ainda que os planos de Lula para Dilma receberam o primeiro revés com a possibilidade da candidatura de Marina Silva, ex-ministra de Meio Ambiente, que acaba de se filiar ao Partido Verde.

Conforme o jornal, a candidatura de Marina, cujo anúncio é aguardado para breve, pode encorajar outros aspirantes ao cargo, como Ciro Gomes e Heloísa Helena.

"Isso definitivamente faz diferença", disse ao FT Luciano Dias, consultor político em Brasília.

Financial Times

O Estado de S. Paulo

0 comentários: