Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Supremo julga processo de extradição de Cesare Battisti

Ex-ativista está preso no Brasil desde 2007 e foi condenado à prisão perpétua na Itália por 4 homicídios

Veja aqui ao vivo.

Jovens fazem protesto em plenário em favor do italiano e são expulsos.
Ex-ativista italiano, acusado por assassinatos, está preso em Brasília.

Começou às 9h45 desta quarta-feira (9), no Supremo Tribunal Federal (STF), o julgamento do processo de extradição do ex-ativista italiano Cesare Battisti.

Apesar de beneficiado por refúgio político concedido pelo governo brasileiro

em janeiro deste ano, ele continua preso no Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília, onde está detido desde março de 2007.

Na Itália, Battisti foi condenado à prisão perpétua por suposto envolvimento com quatro assassinatos cometidos entre 1978 e 1979. Ele sempre negou envolvimento com os crimes.

Antes de a sessão ser aberta, um grupo de manifestantes que estava em plenário fez um apelo em defesa do italiano. Aos gritos, os jovens gritavam "Liberdade a Cesare Battisti" e "Abaixo a repressão".

Após a manifestação, que é proibida no plenário do STF, eles foram expulsos do local por determinação do presidente do Supremo, Gilmar Mendes.

Caso no julgamento desta quarta o pedido de extradição feito pela Itália seja negado, o ex-ativista ganhará liberdade.

Por outro lado, uma eventual decisão em favor da extradição não significará que Battisti retornará à Itália de imediato. Isso porque a decisão final sobre o caso é do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.
G1 e UOL.

0 comentários: