Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sexta-feira, 29 de junho de 2012

A questão paraguaia, a violência no Brasil e o desenvolvimento que não temos na América Latina




Por Gerhard Erich Boehme


Caros
Estamos acompanhando o desenrolar dos fatos na crise institucional no Paraguay, agora superada com o impeachment do então presidente Lugo, mas com o potencial de novos fatos e ai sim agravando a situação política e mesmo econômica daquele pequeno país, com graves repercussões e efeitos no Brasil.
O ponto central e um dos fortes argumentos nesta questão foi a celeridade do processo.
O que não invalidou ou tornou ilegítimo ou ilegal o processo. Os congressistas paraguaís sabiam que ocorreriam pressões, tanto a nível interno, pelos chamados movimentos que com o calor dos debates dariam justificativas para manifestações, preponderando a oclocracia e não mais a democracia, que anseiam em construir.

A esta questão se soma a ingerência externa por parte de países que hoje são direta ou indiretamente governados por partidos que tomam parte do Foro San Pablo. Desta forma o Brasil avalia com parceiros do "grande" Mercosul e da Unasul, leia-se Foro San Pablo (Foro de São Paulo), medidas a serem aplicadas em decorrência da "ruptura da ordem democrática" no Paraguay.
Devemos questionar: Que ruptura?

O corrupto e ex-bispo paraguaio foi cassado por um congresso que é o mais legitimo representante da vontade popular, e diga-se de passagem, um congresso independente, que não foi comprado pelo executivo, diferente do que acontece no Brasil. Isso para não falar da ingerência dos nossos hipócritas governantes, nos assuntos internos de um país soberano.
Nós, o que inclui a grande maioria dos verdes no Brasil, que somos 20% e compomos a sociedade esclarecida, não comprometida com esse governo corrupto, torcemos para que a lição de ética e moral dada pelos paraguaios contamine todo o continente Sul Americano e destrua de uma vez por todas essa excrescência, chamada Foro de São Paulo, criada pela múmia caribenha e pelo descobridor do Brasil.


Esta questão é por demais fundamental, pois o que assistimos hoje no Brasil é uma escalada da violência jamais vista,
 tal que hoje o Brasil se situa entre um dos países mais violentos do mundo, talvez só perdendo para países que então enfrentando graves conflitos internos.


Senão vejamos:

a)
Cada 5 minutos uma mulher é violentada no Brasil, muitas são mortas. E o Brasil somente tomou decisões acertadas sobre a questão quando o tema foi levado a fóruns internacionais.

b)
14 das 50 cidades mais violentas do mundo estão no Brasil e Curitiba é uma delas;

c)
A Costa Leste do Paraná é hoje uma das regiões mais violentas do mundo, onde se observa um dos mais elevados IHA ;

d)
Tivemos nos últimos 30 anos mais de 1 milhão de homicídios e o crescimento é exponencial;

e)
Em 2011 tivemos mais de 195 mil vitimas fatais devido a violência;

f)
O custo da violência supera 5% de nosso PIB, isso segundo estudos desatualizados realizados pelo IPEA, o Banco Mundial estima em 7,5%, eu estimo em mais de 10% e apresento as razões.

Este cenário de violência se agrava na chamada Costa Leste do Paraná, onde se situa a fronteira com o Paraguay.

E vale lembrar que é o Paraná e Mato Grosso do Sul são os estados brasileiros mais próximos das fronteiras com a Bolívia, e nesta região se situa o Chaco (chaku) uma região de aproximadamente 1.280.000 km² e compreende partes dos territórios paraguaio, boliviano, argentino e brasileiro (ao sul do Pantanal), que é uma região onde se tem inúmeros conflitos de terra, inclusive do MST brasileiro, e o mais grave, um emaranhado de rodovias, inclusive no Brasil, sem fiscalização ou esta é precária, que segundo analistas pode ser considerado como propositadamente precárias.




A crise no Paraguay não pode ser analisada dissociada destas questões, pois temos:

a)
A forte atuação de entidades ligadas ao Foro San Pablo concentradas nesta região;

b)
O aumento do conflito de terras na região;

c)
A falta de atuação de forças armadas ou policiais na região;

d)
A logística de distribuição de drogas, que tem hoje a Bolívia como principal fornecedor de cocaína e seus “derivados” e o Paraguay como o principal fornecedor de maconha, e em muitos casos da chamada craconha.

"Die ochlokratie" é sempre uma das maiores ameaças à liberdade e é a melhor forma, a mais eficaz de levar ou sustentar déspotas no poder.

(Autor desconhecido)


“Uma nação somente se desenvolve e alcança a justiça dentro de sua sociedade se observar o princípio da subsidiariedade, o livre mercado e estado de direito, e nele inserido o direito de propriedade. Mas isso exige a compreensão de um mundo real, com as falhas inerentes à natureza humana e rejeitarmos a preponderância da oclocracia frente às instituições democráticas, principalmente quando há a reivindicação de privilégios no trato da coisa pública.” (Gerhard Erich Boehme)

Com isso devemos alertar a todos, pois devemos estar atentos ao desenrolar do processo de impeachment do atual ocupante do Palacio de los López, ou simplesmente Palacio de Gobierno, a sede de governo da República do Paraguay, pois há um projeto de poder em curso, o qual não apenas está desestabilizando o Paraguay, país que como muitos da América Latina está também construindo sua democracia.

Leia mais aqui.



Gerhard Erich Boehme
gerhard@boehme.com.br
Skype: gerhardboehme
Caixa Postal 15019
80530-970 Curitiba PR



0 comentários: