Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Advogado preso procurou oposição para negociar delação de Cerveró



Edson Ribeiro (Foto: Reprodução/Rede Globo)


O advogado Edson Ribeiro, preso agora há pouco na Operação Lava Jato, chegou a propor, em março de 2014, para integrantes da oposição, uma delação premiada do ex-diretor da área Internacional da Petrobras Nestor Cerveró no auge do escândalo da compra da refinaria de Pasadena, nos Estados Unidos.

Edson Ribeiro chegou a afirmar a integrantes do PSDB que Nestor Cerveró iria desmentir as declarações da presidente Dilma Rousseff de que teria se baseado em um parecer técnico falho para aprovar a compra da refinaria, que deu prejuízo à Petrobras de cerca de R$ 800 milhões, segundo o Tribunal de Contas da União (TCU). Quando a compra foi autorizada, Dilma era a presidente do Conselho de Administração da Petrobras.

Dois meses depois, em depoimento à CPI mista da Petrobras, que funcionava na ocasião, Cerveró mudou sua versão evitando o embate direto com a presidente Dilma. Na ocasião, o senador Delcídio do Amaral, também preso pela PF, foi acionado para monitorar de perto o ex-diretor da Petrobras, a quem chamava de "Nestor".

Cerveró chegou a fazer media training bancado pela Petrobras para adequar o seu depoimento à versão do Palácio do Planalto.

Ao Blog, o deputado Antônio Imbassahy (BA), que era líder do PSDB no ano passado, confirmou que foi procurado por Edson Ribeiro em março de 2014 com a proposta de uma delação premiada de Cerveró que contestaria as afirmações da presidente Dilma Rousseff.

Veja no vídeo o relato de Imbassahy feito ao Blog


                        27/11/2015

0 comentários: