Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quinta-feira, 19 de abril de 2018

Secretaria quer retirar presos da Lava-Jato de penitenciária com histórico de regalias no Rio


Pasta estuda colocar detentos junto com o ex-governador Sérgio Cabral

Por Carolina Heringer / Marcos Nunes
O Globo

Presos da Lava-Jato estão em Benfica 
Fabiano Rocha / Agência O Globo


RIO — A Secretaria estadual de Administração Penitenciária do Rio (Seap) quer transferir os presos da Operação Lava-Jato e outros detentos federais que estão atualmente na Cadeia Pública José Frederico Marques, em Benfica, para a Cadeia Pública Pedrolino Werling de Oliveira, conhecida como Bangu 8, no Complexo de Gericinó. Desde o último dia 11, quando retornou de Curitiba, o ex-governador do Rio Sérgio Cabral está em Bangu 8.

A transferência de todos os presos federais para o Complexo de Gericinó está sendo estudada pela pasta. Uma das razões para que a medida seja tomada é a necessidade de abrir mais vagas em Benfica, que também funciona como unidade de triagem do sistema prisional do Rio. Outro motivo é o histórico de denúncias de regalias para os presos da Lava-Jato na Cadeia Pública José Frederico Marques. O ex-secretário de Administração Penitenciária do Rio coronel Erir Ribeiro foi afastado do cargo por causa da suspeita de concessão de privilégios ao grupo de Cabral.

Foram as denúncias de mordomias que resultaram na transferência de Cabral do Rio para o Complexo Médico-Penal, em Curitiba, em janeiro deste ano. O pedido foi feito pelo Ministério Público Federal. A transferência foi determinada pelo juiz Sérgio Moro e pela juíza Caroline Vieira Figueiredo, que substituía o juiz Marcelo Bretas, responsável pelos processos da Lava-Jato no Rio. A volta de Cabral ao Rio foi determinada na última semana pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Em novembro do ano passado, durante uma vistoria em Benfica, o Ministério Público estadual do Rio encontrou alimentos proibidos para o consumo dos presos, como iogurte, queijos importados e camarão. Uma das embalagens encontradas tinha o nome de Cabral na tampa. No mês anterior, o MP já tinha descoberto a instalação de uma videoteca na unidade com uma Smart TV de LED com 65 polegadas, aparelho Blu-Ray 3D e Home Theater. A montagem do espaço, segundo promotores, teria sido articulada pelo ex-governador do Rio.

No presídio de Benfica estão os deputados Édson Albertassi e Paulo Melo, os ex-secretários de Cabral Hudson Braga e Wilson Carlos, além de Carlos Bezerra, apontado como operador financeiro do ex-governador.

A Cadeia Pública José Frederico Marques funciona no local que abrigava o antigo Batalhão Especial Prisional (BEP) da Polícia Militar no Rio. O prédio foi totalmente reformado para receber os presos da Operação Lava-Jato. O BEP também tinha grande histórico de denúncias de regalias e irregularidades e acabou desativado após uma juíza ter sido agredida por presos durante uma fiscalização à unidade. Atualmente, os PMs presos estão na penitenciária Vieira Ferreira Neto, em Niterói.

19.04.2018


0 comentários: